Perguntas frequentes

O aquecedor a gás é um equipamento extremamente seguro, pois conta com alta tecnologia e diversos dispositivos de segurança interligados.

O problema geralmente está na instalação do aquecedor de água a gás, que muitas vezes é executada por pessoas que não são especialistas no segmento, como encanadores, eletricistas e curiosos se aventurando a instalar um aquecedor a gás.

Por não conhecerem adequadamente o equipamento e suas normas de segurança acabam instalando de forma incorreta, perdendo a garantia do produto e colocando o consumidor em risco.

E muitas vezes isso acaba saindo mais caro do que instalar com uma empresa especializada.

Portanto é imprescindível que a instalação e a manutenção do seu aquecedor a gás sejam executadas por uma Assistência Técnica Autorizada, assim você e sua família poderão desfrutar de todo o conforto e segurança que o seu aquecedor a gás pode proporcionar!

Não. Existe aquecedor a gás mecânico e aquecedor a gás digital (conhecidos também como aquecedor a gás eletrônico). Ainda existem os aquecedores de acumulação a gás (popularmente conhecidos como boiler a gás).

Cada aquecedor possui suas vantagens e desvantagens, capacidade e potência especifica, que varia de acordo com seu tipo, marca e modelo.

A escolha do aquecedor ideal vai depender da necessidade de cada pessoa e das características do imóvel onde será instalado o aquecedor.

NÃO! A norma NBR 13.103 proíbe a instalação de aquecedores a gás comuns dentro de um banheiro ou qualquer ambiente que não possua ventilação permanente.

Instalar um aquecedor a gás em um ambiente sem ventilação permanente como o banheiro é extremamente perigoso a saúde de seus usuários, podendo levar inclusive ao óbito.

No entanto existe uma exceção: um tipo de aquecedor a gás especifico e desenvolvido especialmente para este tipo de ambiente, denominado de “Aquecedor de Fluxo Balanceado”.

Por ser hermeticamente isolado, ele não consome o oxigênio do ambiente para realizar a combustão e joga todo o gás queimado para fora do ambiente, tornando-se absolutamente seguro e de acordo com a norma NBR 13.103.

Se você sente este cheiro somente quando o aquecedor está ligado, é possível que o gás queimado esteja retornando para dentro do imóvel.

Chaminés mal instaladas, dutos furados ou mal fixados, aquecedor a gás desregulado, etc. Todos esses fatores podem acarretar no retorno do gás queimado para sua residência.

Em todos os casos, chame uma assistência técnica autorizada para realizar a manutenção do seu aquecedor.

Lembrando que todos os fabricantes recomendam que pelo menos uma vez por ano seja efetuada a manutenção preventiva do seu aquecedor a gás. Assim você evita problemas como os citados acima, garantindo maior segurança e aumento da vida útil do seu aquecedor.

Mas no caso de você sentir cheiro de gás constantemente, mesmo que o aquecedor esteja desligado, com certeza você possui um vazamento de gás.

Neste caso feche o registro geral de gás e chame uma assistência técnica autorizada ou a empresa fornecedora de gás.

Este vazamento pode ser no aquecedor a gás, secadora de roupas a gás, fogão, forno ou qualquer outro equipamento que esteja interligado na rede de gás e precisa ser sanado imediatamente.

QUERO SOLICITAR UMA VISITA

Também conhecido como aquecedor de acumulação, o boiler é um equipamento que armazena água quente e distribui para todos os pontos de consumo.

A água armazenada no boiler pode ser aquecida por energia elétrica, solar, gás, etc. E o sistema ainda pode ser híbrido, misto ou conjugado, que é quando o boiler possui mais de uma fonte de calor.

Geralmente boilers trabalham com temperaturas regulares que variam entre 45º e 75ºC no uso residencial. Já em sistemas de aquecimento comerciais ou industriais essa temperatura pode chegar perto de 100ºC dependendo de aplicação e finalidade.

SOLICITE UM ORÇAMENTO 

Se na hora do banho você teve aquela surpresa gelada, pode ser que o seu boiler esteja com defeito.

Geralmente o que queima no boiler elétrico é a resistência ou o termostato. Ambos substituíveis.

Mas antes de chamar uma assistência técnica para consertar o seu boiler verifique se o disjuntor realmente está ligado.

QUERO UMA VISITA TÉCNICA 

Se o vazamento for na tubulação ou nas conexões de água basta refazer o trecho hidráulico. Mas se o vazamento for dentro da carcaça do boiler é sinal que ele está furado, especialmente se tiver passado do período de vida útil do boiler que varia de 10 a 15 anos.

Nesse caso só existe a opção de substituir o boiler.

QUERO UMA VISITA TÉCNICA

Ambos fazem a mesma coisa: esquentam e armazenam a água quente.

A principal diferença além da fonte de aquecimento é que o boiler a gás necessita de uma tubulação de gás para alimentar o queimador do boiler, ventilação permanente e um terminal de exaustão para escoar o monóxido de carbono para o ambiente externo. A vantagem no caso do boiler a gás é não precisar de energia elétrica para seu funcionamento.

Já o boiler elétrico pode ser colocado em qualquer lugar onde chega tubulação de água fria, água quente e alimentação elétrica pois não necessita de tubulação de gás, ventilação permanente ou exaustão.

Por conta dessas vantagens, o boiler elétrico conta com a possibilidade de ser instalado próximo dos banheiros, aumentando o conforto térmico dos usuários ao minimizar a espera da chegada de água quente, além de poupar água.

O pressurizador é responsável por solucionar um problema bastante comum: a falta de pressão e vazão adequada numa rede hidráulica.

É comum, principalmente em casas térreas e sobrados ou apartamentos localizados nos últimos andares dos prédios, que não haja pressão suficiente para o funcionamento adequado de produtos como aquecedores a gás.

O pressurizador gera pressão na rede hidráulica, permitindo que esses equipamentos funcionem corretamente e proporcionem conforto.

Não. Você só precisará de um pressurizador de água se a pressão da sua rede hidráulica for insuficiente.

A falta de pressão é bastante comum em casas térreas e sobrados ou apartamentos localizados nos últimos andares do prédio. Nesses casos recomenda-se o uso de pressurizadores de água para o bom funcionamento de equipamentos como aquecedores de água a gás e para o conforto do seu banho.

Inscreva-se para receber nossas novidades!